quinta-feira, 28 de abril de 2011

Corrupção gera corrupção!!!

   Detesto quando minha caixa de entrada está repleta daquelas mensagens de corrente. Embora sejam poucas as pessoas que repassam estas mensagens, as correntes costumam se espalharem em progressão geométrica. E você acaba recebendo em um dia várias delas. São mensagens apelativas, positivistas, informações como um vírus, místicas, etc. Ainda vem com aquela frase em negrito, caixa alta, vermelho ou tudo junto e ainda com um monte de pontos de exclamação, se não fosse suficiente o destaque em vermelho.
URGENTE NÃO DEIXE DE REPASSAR!!!!!
É PARA CONHECIMENTO DE TODOS VAMOS DIVULGAR!!!
É PARA REPASSAR MESMO!!!!!!
   Para aqueles que acham que eu repasso, fiquem tranquilos, pois eu não faço isso.

   Essa semana, estão repassando para meu e-mail uma mensagem dessas cujo conteúdo é sobre multa de trânsito. A ideia até que parece legal. Informam se caso alguém seja multado pelo DETRAN por ter avançado o sinal, a lei determina que a imagem detectada pelo sistema automático não metrológico de fiscalização (pardal ou furão) deve permitir a identificação do veículo e, no mínimo, deve registrar a placa do veículo, o dia e horário da infração. Além disso,  deve conter o local da infração identificado de forma descritiva ou codificado, a identificação do sistema automático não metrológico de fiscalização utilizado, mediante numeração estabelecida pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, o foco vermelho do semáforo fiscalizado, a faixa de travessia de pedestres, mesmo que parcial, ou na sua inexistência, a linha de retenção da aproximação fiscalizada.  Caso essas informações não estejam identificadas o DETRAN não pode multar o cidadão infrator. Isso me fez refletir.
   A informação é válida afinal alguém pode ser multado erroneamente. Porém creio que esta não é a situação brasileira. Nós tentamos dar jeitinho para tudo. E isso seria mais uma forma do brasileiro tentar se safar de levar uma boa multa pelo descumprimento das normas de trânsito. Eu sei que em certas ocasiões, não dá para respeitar o sinal vermelho. Principalmente, em certas horas em que a segurança é falha. Os carros já são assaltados em plena luz do dia, imagine a noite. Isso não dá para negar. Mas isso seria usado como desculpa pelos “barbeiros de plantão”.
   Mas a sociedade brasileira é assim. Está sempre dando jeitinho para tudo. É suborno daqui, suborno dali. É um quebra galho. Provas adulteradas. Policial atira em inocente. Deputados assinam PEC’s sem saber do que se trata. Tráfico de armas, drogas. Policial envolvido com chefes do crime. Etc. E em meio a esse caos, vamos vivendo. Vivendo não, compartilhando passiva ou ativamente desse caos. Deveríamos pensar melhor sobre isso.
   Errado é errado e certo é certo. Não há meio termo para isso. Igual numa prova de matemática. Ou você faz as contas certas, ou erra. Ou então, um suicida em cima de um prédio. Ou ele pula, ou não. O errado é levado na brincadeira. Desta forma, matar, roubar, seqüestrar ou aterrorizar as pessoas passam a ser brincadeira de criança. Na verdade, ESTÁ TUDO ERRADO!!!
   O governo quer que respeitemos as leis de trânsito, mas não provê a segurança ao cidadão, nem enquadra todos, sem exceções, na lei. O exemplo tem que vir das autoridades. O governador, juiz, prefeito, vereador, deputado, etc. têm que serem multados também. Tem que ser punidos. Cometeu um crime, tem que ir para cadeia. Cometeu fraude na receita federal, tem que prestar conta. Nada de passar mão na cabeça de ninguém.
   Mas também não basta só reclamar dos governantes. Se eles são corruptos e saíram do povo, o povo também é corrupto. O problema está intrínseco na sociedade brasileira. É só parar para pensar um pouco. Você prefere pagar um suborno a perder seu carro, sabendo que está errado? Você compra gabarito de provas de concursos? Você vende gabarito? Você cola na escola? Você encontra um guarda-chuva no banheiro do trabalho, sabendo de quem é não devolve? São coisas pequenas, mas que não deixam de ser erradas. Se nós como cidadãos aceitamos esse tipo de atitude. De onde você acha que nasceram os políticos em que votamos?
A sujeira está espalhada!  E ela precisa ser exterminada.
Logo, todos nós precisamos nos conscientizar de que a primeira atitude tem que vir de nós. 
Atitude gera atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário