segunda-feira, 2 de maio de 2011

Qual o valor de uma vida?

  Hoje parei e admirei o céu e vi que estava um dia lindo, formidável. O sol reluzindo dando aquele espetáculo ao se pôr e o céu azul anil ficando laranja acompanhando essa trajetória magnífica. Mas embaixo de toda essa beleza, estamos aqui com nossa rotina imposta pelo mundo. Rotina que nos rouba o tempo de admirar a vida e o valor que cada ser do universo possui. De como tudo isso é importante para mantermos vivos.

  Geralmente, não damos valor a isso, como também não damos valor a nossa vida nem do nosso próximo. E não é preciso ir muito longe para comprovar isto. Basta lermos os jornais. As notícias em destaque sempre são: Homem mata mulher a golpes de facada. Briga de torcida mata 1 no Rio de Janeiro.  Criancinha é achada no lixo. Mulher abandona bebê em quintal. Atentados matam dezenas de pessoas. Estudante é espancada por colega de turma. Etc. São tantos horrores cometidos pelo denominado homo sapiens, que me pergunto: QUAL O VALOR DE UMA VIDA?

  Nesta semana, fui a uma lanchonete com um primo meu, coisa que raramente faço. De repente um homem chega de moto com uma arma e atira várias vezes contra outro. O pânico foi geral. Pessoas correndo para todos os lados. Eu corri para dentro da lanchonete apavorada. Certamente, morte encomendada. Infelizmente, mais uma pessoa assassinada. Mais uma estatística para o Rio de Janeiro.  Felizmente, nenhuma outra pessoa saiu ferida desse episódio. Fiquei em estado de choque enquanto as pessoas se aglomeravam ao redor do corpo. Em minha mente apenas uma coisa: como o ser humano pode ser tão cruel e covarde. Nada justifica esse ato monstruoso.

  Essas pessoas são tão valentes com armas e tanques de guerra. Não estão nem aí para a vida alheia. Aliás, não estão nem aí para própria vida. Matam por dinheiro, por vingança, por ideologias tolas. E alguns ainda citam o nome de Deus nisso tudo. QUE DEUS ABENÇOE A AMÉRICA E BOMBA NAQUELES QUE ENTRAREM NO CAMINHO. ALLAH ESTÁ CONOSCO, VIRGENS NOS ESPERAM NO PARAÍSO. Isso é lastimável. Uma vida para eles não vale nada. O importante é a imposição de um império. Mostrar quem manda. Cidades inteiras são arrasadas pelo egoísmo, capitalismo, ambição pelo dinheiro. e fanatismos. Somos obrigados a conviver o tempo todo com assassinatos, atentados, ameaças de guerra. E não deveria ser assim.

  Nego-me a acreditar que a vida não valha nada. A vida é demais. Acredito que a complexidade da vida é tão extraordinária, é algo sublime, incomparável, singular como o pôr do Sol. É imensurável. Essa diferença é o que nos torna quem somos. Únicos.
Luta pela valorização da vida.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." (Charles Chaplin)

2 comentários:

  1. ola linda muito bonita esta postagem vou ate usar alguns trexos pra por no meu orkut bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga... vc continua linda e inteligente, belíssimo esse texto!!

    Mil bjos... saudades!!

    ResponderExcluir